Tristeza Me Mantém Com Os Pés No Chão.


Quando me afasto da tristeza, eu sou algo muito alheio, rumando para qualquer lugar. Não sou objetivo, continuo a buscar por mais estímulos que me afastem da tristeza. Eu me torno algo indefinido, sem noção de tempo ou personalidade. Não sei quem sou sem a tristeza. É aqui que eu penso, é aqui que me lembro de pensar.

Estou sem internet desde ontem em casa e sem dados móveis no trabalho. Não tenho com o que me entreter na internet, não há o que possa me ocupar. Na verdade, tem, mas sempre reservo essas coisas para última opção. Com "essas coisas", falo de música, de escrever, olhar para o nada e contemplar tudo o que flui em meus pensamentos.

Agora são 17h28, e, como não tem nada o que fazer, estou ouvindo música desde 16h. Aquela que me despertara o ambiente interno adequado para pensar e criar, é a música "Prá Onde Vai? (Album Version)", de Gabriel O Pensador. Estou ouvindo seu álbum intitulado "Quebra - Cabeça". A melodia é triste e a letra mais ainda.

A música me influencia facilmente. Se ouço música triste, assim me sentirei, mas é estranho. A tristeza que me acompanha não é como sentir alguma coisa, como prazer, fome, satisfação. Eu não sinto a tristeza, ela está comigo. É como apagar ou acender a luz de um quarto que você vai ficar. Independente do turno, a escuridão é sempre mais confortável, te passa uma sensação maior de estar só, plenamente privado de coisas que possam te oprimir.

Não entendo a tristeza, não sei como explicar o que ela é para mim, tampouco sei como te convencer de que não é ruim. Mas de uma coisa eu sei: eu consigo me enxergar na tristeza. Eu me conheço na tristeza, compreendo a mim profundamente e me sinto vagarosamente livre, longe de tudo. Esse tipo de sentimento, estado de espírito ou seja o que for, eu não o encontro na felicidade, no prazer constante.

Estar sob o uso da tecnologia me afasta do que sinto ser, não porque máquinas são ruins, mas por causa do prazer e da ausência de dor. Preciso sofrer para aprender, e se o sofrimento permanecer comigo, terei uma bela vista do inferno.